domingo, 28 de fevereiro de 2010

Um género de Surfistas


(... Reflexão feita à meia duzia de semanas em papel, mas só agora me deu 'pachorra' para a passar para o blog de notas)


Estou de férias, é verdade. Ao amanhecer liguei a M80 - Surfing USA, abri a janela do meu quarto pensando eu que iria ter mais um dia de puro diluvio, mas nao! fanstástico... vesti um trapo qualquer (era urgente um 'querido muda.me o visual', paciência), pus corta aos sapatos e lá fui eu aproveitar o sol para a esplanada da praia de Carcavelos. Decidi ir sozinha para reflectir, ler e escrever alguns assuntos diários. Sentei-me calmamente e fiz o meu pedido. Enquando aguardava, olhei em frente, ao fundo tinha a linha do horizonte perfeita com o sol a reflectir no mar (romantico hein), mas antes de lá chegar tive que percorrer o olhar pelos cinquenta surfistas que se encontravam naquela espuma imensa, aguinha a 8 graus, quem me dera! Olho para a direita, deparo-me com meia dúzia de empregados de braços cruzados falando brazilero, "... e viu áqueli passi?" PRONTO! Dérbi do dia anterior (típico, sao homens e nao tive dúvidas). Olho para a esquerda, vejo na mesa do lado uma rapariga de perna cruzada, com um sorriso e um cigarro na mão a ler a CARAS, mas o que será que lhe estava a chamar atençao naquela revista cor-de-rosa? Esforcei o meu globo ocular e eis que consigo ler o título do texto que tanto a estava a interessar "Cristiano Ronaldo e Lili Caneças, descubra as diferenças na cama", AUTCH! eis que naquele momento senti um enjoo matutino e jurei para nunca mais ser curiosa. Com um nó no estomago, decidi, então, desviar o olhar para nao estragar a minha tarde, abri o livro que neste momento estou a ler, "Os Homens são de Marte, e as Mulheres são de Venús", na página 246, alías, na 243 porque na noite anterior nao tinha lido as últimas tres páginas com olhos de ver (ainda está pra vir alguém que me consiga explicar esta expressão). Passei a tarde a ler este singular livro muitas vezes interrompida com os bocejos e suspiros da moça da CARAS, lembram-se? A da mesa da esquerda. O maço de cigarros estava vazio e ela completamente impaciente. Para ser sincera, aquilo inquietou-me um bocado, cheguei a pensar que estava prestes a assistir ali a um DATE marcado virtualmente, ela olhava para o relógio, abria a boca, trauteava canções de karaoke, folheou a CARAS como quem folheia a bíblia, ela já nem lía, agora tinha passado para uma leitura fotográfica, penso que naquele espaço de tempo conseguiu fazer um inventário das marcas de roupa que apareciam na magazzine, e para nao fugir à regra feminina - pegou na lima da Hello Kitty e cá vai disto, limar as unhas a tarde toda, eu numa de solidariedade ia roendo as minhas também. Mas calma! Do que é que ela estava à espera? LEVANTOU-SE! voltou a sentar-se... aaiiiiii, foi só para desentropecer as pernas, bolas! Bem, agora é que estava a ficar interessante, estou num bar com uma rapariga prestes a ter uma depressão temporal, nao podia perder o final do capítulo, coloquei o telemovel em modo Silêncio (peço desculpa a quem me ligou no dia 5 de Fevereiro entre as 17h38 e as 18h19), não fosse eu começar a ouvir rugidos, bramidos, fragores e estrépitos... De repente, começou a sorrir, a ajeitar o cabelo e o top decotado, cruzou a perna esticou a mão para o alto e mexeu os dedos como se tivesse a fazer cocigas ao ar, a minha reacção foi instantanea, quem seria o felizardo que fez a pobre moça esperar tanto tempo? E lá vinha ele, com a prancha e os pés de pato na mão... o SURFISTA! ora bolas, como nao percebi logo que seria um dos cinquenta acrobatas que estava dentro de água. Custa-me dizer isto, mas os homens estão cada vez mais estúpidos. Os bonitos e os feios. Todos, sem excepção. Bem sei que o sexo forte foi sempre fraco em inteligencia, mas tanto assim, também não! A prova de que as mulheres são mais inteligentes está no desprezo que dão aos desportos em geral, e aos desportos menos pensativos em particular. Qualquer rapariga prefere ter um surfista do que ter que fazer surf. No entanto, acho que as raparigas portuguesas exigem de mais dos seus namorados. Porque é que há-de um surfista ler as teorias de Freud? Alguém imagina Freud a fazer surf? O surfista é um género e não faz sentido misturar géneros.... tem de se manter na sua pureza e, se for caso disso, na sua estupidez natural. Então, afinal, é ou não bom saber que os surfistas estão alí em qualquer praia para quando elas os quiserem? Penso que os surfistas devem ser, para as raparigas inteligentes, como o marisco à beira-mar. Embora diariamente se coma peixe e carne, num dia de Verão sabe sempre bem ir comer marisco a uma esplanada da praia (Carcavelos e.g). Portanto, para mim, os surfistas sao os camarões da época. É por isso que o prato mais popular nas praias portuguesas é, precisamente, "Camarões à la prancha".

Que fique bem claro que não quero aquí dizer mal dos surfistas, afinal são um género novo, não existiam na Idade Média. Mas infelizmente é uma mania que as raparigas têm, cheira-me a uma necessidade parva de querer misturar generos, porque não se contentam apenas com um. Reparem nisto: olha-se para um surfista, é giro, bronzeado, são verdadeiras tabletes de chocolate, com piada, com o parlalie tipico de engate, mas depois pensamos: "que pena não ter nada naquela cabeça", mas estavamos à espera do que? e é aí que as meninas suspiram, esperam e desesperam que eles mudem e/ou como se o mundo fosse injusto! Mas não queridas, recordo que este é um genero ilimitado de pessoas limitadas.

Este foi o meu reflexo, enquanto o tal camarão vinha ao encontro do seu garfo. Quando se aproximam ela está com um sorriso gigante como se tivesse descoberto a chave do euro milhões umas horas mais cedo, aginal era sexta-feira, beija-o e diz: "grandes ondas! hein... mesmo bom", desculpem lá... "MESMO BOM?" mas alguém percebeu o estado de desespero dela, ou fui mesmo só eu? Estava incrédula, e tudo para o satisfazer... afinal é surfista!

(Dedicado à rapariga do Bar da Praia de Carcavelos, que caso leia este post, pff começe a comer carne porque camarões querida, não se come a cabeça).

Um silêncio, uma energia!

2 comentários:

  1. olha eu como grande curioso que sou verifiquei que sua excelencia adicionou me como amigo no facebook e como grande curioso fui ver quem era a "rita" e fiquei na mesma, uma desconhecida que tem um blog e que até tem piada naquilo que escreve. mas a questão que se põem é quem ès tu?

    com estima sou,
    joao baguecho

    ResponderEliminar