domingo, 20 de junho de 2010

"Sim aceito escrever"

Deixo aqui o artigo que escrevi para a revista coorporativa da FACTIS INNOVA, uma empresa de outsourcing. O artigo foi directamente para uma rúbrica que se chama: BAÚ DE MEMÓRIAS. Agradeco a oportunidade.
"Alguns de nós ainda se lembram do famoso Spectrum tanto na versão Timex Computer 2048, fabricado pela "Timex of Portugal, Lda" - uma empresa do grupo Timex, como na versão mais popular ZX Spectrum fabricado no ano de 1982 pela Sinclair Research Ltd.

Foram épocas de grande inovação que ficaram gravadas na memória de muitos e que nos fazem hoje recordar todos esses tempos com grande saudade. Creio que o contacto com o Spectrum despertou a paixão pelas novas tecnologias e ajudou, mais tarde, a decidir a profissão a seguir.

Nessa altura, todos nós estávamos longe de falar de um mundo virtual. Até à data, as principais actividades das crianças eram os clássicos Legos, puzzles, carros, bicicletas, bolas, isto é, tudo o que envolvesse objectos reais. A ideia de poder jogar ou simplesmente entrar para um mundo através de um ecrã era algo surpreendentemente mágico. Esta magia surgia no grande jogo que era o Prince of Persia. A experiência do jogo virtual iniciava-se com a introdução de uma cassete com o jogo num gravador que estava ligado ao Spectrum, de seguida era digitada a seguinte instrução, «Load “” Enter», de modo a iniciar o carregamento do jogo. Riscas no ecrã e sons estranhos eram os indícios de uma infinita esperança que o jogo iria carregar com sucesso. Quando isso não acontecia recorríamos a uma ciência misteriosa de afinar o gravador com uma chave Philips, sempre na expectativa de carregar o jogo com sucesso na próxima tentativa. Após uma longa espera, entravamos num mundo imaginário. Uma realidade virtual das arábias em que um jovem príncipe tinha como objectivo salvar a sua amada, uma princesa filha de um Sultão.

Recuaram no tempo? Como é saudável recordar estes tempos, onde a paciência era a rainha de todos os triunfos. É bom não esquecer que durante alguns anos foi esta a realidade dos computadores arcaicos e dos jogos rudimentares que ajudaram a traçar o perfil da maioria dos profissionais de TI dos dias de hoje. "
Um silêncio, uma energia.

1 comentário:

  1. na minha altura utilizávamos mais a Sega Mega Drive, isso sim, uma revolução nos jogos de video nessa época.
    bom artigo Rita! :)

    ResponderEliminar